San Francisco

Descrição

No norte da Califórnia tem-se a impressão que todos podem tudo. Terra de hippies (autênticos e tardios), imigrantes de todo o mundo - você logo perceberá o grande número de asiáticos -, gays, lésbicas e alternativos, aqui há um respeito enorme pela diferença. Sente-se esse ar de liberdade em todos os cantos da cidade, sempre colorida, alegre e sorridente.

As colinas, o cable car, as manhãs nebulosas, o céu azul, o vento e o sol brilhante fazem parte do cotidiano dos cerca de 800 mil moradores de San Francisco, na costa Oeste dos Estados Unidos. Mais de 50% de seus habitantes são imigrantes ou têm ascendência estrangeira.

Um dos símbolos mais duradouros da América também fica aqui, a ponte pênsil Golden Gate Bridge. Suas linhas art-deco pintadas em vermelho são ao mesmo tempo um feito da engenharia, ligação viária fundamental e obra de arte. Algumas milhas à frente está o presídio da ilha de Alcatraz, onde já 'residiu' o mafioso Al Capone. No sobe e desce das ladeiras da cidade encontram-se antigos bondinhos e praças floridas que desafim o imprevisível clima local.

San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, pelo clima, pelos parques, passeios e pelas boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes e grandes casas de espetáculo.

É muito fácil circular por San Francisco. Boa parte da cidade foi desenhada em um padrão de grade e todas as principais atrações turísticas e bairros com bons restaurantes são bem servidos por ônibus. 

Na bagagem, até os mais calorentos devem levar um casaco. O clima varia bruscamente no decorrer do dia. Mesmo no verão, a temperatura pode cair até 9ºC, da manhã para a noite. É comum enfrentar frio de 16ºC nos meses de junho e julho. O clima é seco.


Coisas para fazer:

Golden Gate Bridge

Inaugurada em 1937, ficou quatro anos em construção. Tem 3 km de comprimento e suas torres têm 227 metros de altura. A cor da Golden Gate Bridge é chamada de "international orange" (laranja internacional).
As elegantes torres mergulhadas nas gélidas águas da baía desafiam os imprevisíveis ventos e correntes (e um mar de neblina), concretizando o sonho de seus projetistas, Joseph Strauss, Charles Ellis, Leon Moisseiff. À época de sua finalização, em 1937, era a maior estrutura do mundo.

ALCATRAZ

Um dos mais célebres presídios do planeta, Alcatraz surpreende por estar tão próxima à costa. Sua fama de ter uma 'fuga impossível' foi garantida não só pela vigilância permanente, mas pelas águas gélidas da baía, que tornava uma travessia praticamente impossível.

Pode ser visto do porto e de vários pontos altos da cidade. Mesmo assim, cerca de 1,4 milhão de pessoas fazem a travessia de 2,4 km de barco até a ilha para ver de perto a cela onde criminosos famosos, como Al Capone, foram presos e mortos. Há várias saídas durante o dia e à noite.

PIER 39

Pier 39 reúne inúmeras lojinhas para turistas, alguns bons restaurantes e cafés. Um dos pontos focais é o grupo de leões-marinhos que passam o dia por lá. Entre as muitas atrações do cais estão o pequeno Aquarium of the Bay, o Bay Theater (que pertence ao aquário) e um animado carrossel.

Museu de arte moderna de San Francisco

As mostras permanentes e temporárias do San Francisco Museum of Modern Art (também conhecido como SF MoMA) trazem bons trabalhos em fotografia, design, arquitetura, escultura e mídias eletrônicas, com nomes seminais para a arte do século 20, como Ansel Adams, John Guttman, Lewis Wickes Hine, Mark Rothko, Jasper Johns, Frida Kahlo, Magritte, Klimt, Jackson Pollock e Pablo Picasso. 

FISHERMAN'S WHARF

Fisherman's Wharf é um passeio que vai, grosso modo, do Pier 35 até o parque Maritime. Nessa vizinhança você encontrará inúmeras lojas, alguns bons restaurantes, charmosos cafés e sorveterias, muitos bares e algumas atrações. O cais recebeu esse nome pois eram ali que atracavam os pesqueiros no século 19. 

FERRY TERMINAL MARKETPLACE

Com a construção das pontes Golden Gate e Bay Bridge na década de 1930, o uso de ferries para atravessar até o outro lado da baía tornou-se obsoleto. A área ficou ainda mais abandonada com a construção do elevado rodoviário Embarcadero. Mas tudo mudou com o terremoto Loma-Prieto de 1989, que causou danos irreparáveis ao elevado, levando a sua demolição e a trabalhos de renovação ao antigo terminal marítimo.Hoje, as elegantes galerias do Ferry Terminal Marketplace estão instalados modernos escritórios e um simpático mercado que vende delícias tentadoras como cogumelos, compotas, geleias, queijos, azeites e frutas, além de restaurantes e cafés charmosos.

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/salim/402618628/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/livenature/4215263014/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/bensonkua/5152735120/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/olegshpyrko/6826876848/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/dennis_matheson/3442324455/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/pedrosz/5589590292/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/patrick_nouhailler/9026375122/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/dchex/6118716140/lightbox/

 

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO